O aço é usado na construção civil desde o século XVIII e possibilita que os profissionais da área criem projetos diferenciados, eficientes e de qualidade superior. As estruturas metálicas participaram ativamente da evolução do ser humano, proporcionando soluções para a locomoção, como pontes e trilhos de trem, implementos tecnológicos, ferramentas de todas as espécies e diversas outras construções importantes. Atualmente, está presente em obras modernas e resistentes. A utilização do aço na construção civil gera diversas vantagens que vão desde as edificações até o acabamento das obras. As estruturas metálicas demandam menos tempo de conclusão nas construções, menos desperdício de material e proporcionam o aumento da produtividade.
Uma das principais propriedades do aço é a alta resistência mecânica, isso quer dizer que os elementos construtivos não precisam ser grandes ou robustos para atender a demanda da construção civil, ou seja, as peças são menores e mais finas, tendo o peso relativo também baixo, facilitando o manuseio e o transporte do material.
Outro fator que traz grandes vantagens na aplicação do aço é alta resistência à corrosão atmosférica que ele possui. Para melhorar ainda mais a eficiência do material, existem processos, como a galvanização, que confere ao composto uma proteção bastante eficaz à corrosão, além de aumentar a durabilidade em quatro vezes mais — se comparado ao aço comum.
Como todos os elementos construtivos feitos a base de aço já chegam prontos, o tempo gasto na construção é menor. Isso reduz os custos e garante um retorno do investimento mais rapidamente para o cliente. O aço está presente em muitas obras. Ele pode ser aplicado em simples edificações, como em estruturas de concreto armado, ou sendo o corpo estrutural da construção, como mostra o sistema Steel Frame; que consiste em uma construção a seco, baseada na montagem de estruturas de aço e paredes pré-fabricadas. Porém, ele não se limita apenas a esse tipo de obra: também está presente em pontes, viadutos, estradas, estádios, e até mesmo em uma das mais famosas construções do mundo, a Torre Eiffel. Vale ressaltar que o monumento conta com 324 metros de aço.
As estruturas metálicas são totalmente flexíveis e podem ser adaptadas em diversos tipos de empreendimentos, por mais arrojados que sejam. Os profissionais têm total liberdade de criação, possibilitando projetos arquitetônicos marcantes e diferenciados. Os pilares e vigas de aço também proporcionam um maior aproveitamento do espaço interno, em comparação com concreto. Por ocuparem uma metragem menor, aumentam as áreas úteis das edificações e se tornam diferenciais em garagens, galpões e outros projetos específicos.
As estruturas em aço são compatíveis com qualquer tipo de material de fechamento, podendo-se usar os mais tradicionais como tijolos e blocos, até os pré-fabricados, como painéis drywall e lajes. O metal se encaixa perfeitamente nas edificações que necessitam de adaptações, reformas e mudanças. Ao usar esse tipo de estruturação, é mais fácil traçar as passagens de água, ar condicionado, fios de eletricidade, telefone, informática, esgoto, entre outros.
O aço é mais leve, aliviando as cargas nas fundações e o desperdício de material. Com as estruturas metálicas é possível manter frentes de trabalho em diversos serviços simultaneamente, reduzindo o tempo e a mão de obra das construções. Os produtos feitos em aço podem ser fabricados sob medida e são produzidos por profissionais altamente qualificados, garantindo qualidade superior para a edificação.
O aço é totalmente reciclável e pode ser reutilizado em outras estruturações. Além disso, as estruturas metálicas são menos agressivas à natureza. As construções que utilizam esse material trabalham com pouca madeira. Consequentemente diminui a poluição, sonora e do solo, geradas pelos equipamentos de manuseio. O canteiro de obras também fica mais organizado com o uso do aço. Como os metais são pré-fabricados, não é necessário o acúmulo de material de construção como areia, brita, cimento e outros.
Com todas as vantagens do uso do aço, o retorno do empreendimento é maior e muito mais rápido. Por gastar menos tempo com a obra, a venda e ocupação dos imóveis também é mais rápida. Isso possibilita o retorno do capital investido em menos tempo do que as construções tradicionais. Essas são algumas vantagens de utilizar o aço em uma obra, mas antes de iniciar um projeto assegure-se de ter encontrado um fornecedor que consiga atender a sua demanda e esteja bem estabelecido no mercado. Ficou com alguma dúvida sobre esse assunto? Entre em contato conosco agora mesmo! Acompanhe nosso blog para mais conteúdos como estes!