Mantendo o aço em boas condições: dicas de manutenção
Considerado um material versátil e sendo amplamente utilizado em construções, máquinas e ferramentas, o aço precisa de cuidados e manutenção adequada.
Uma das manutenções mais básicas e essenciais é evitar a oxidação. O processo de corrosão e ferrugem pode enfraquecer e danificar a superfície do aço, por isso é importante manter uma rotina de limpeza e inspeção. Em estruturas que são frequentemente expostas às diversas condições climáticas, como as pontes e edificações, recomenda-se lavar e repintar a cada 2-3 anos. Isso protegerá contra ferrugem, desgaste e deterioração.
No caso de telhas, é possível escolher as pré-pintadas, que já são fabricadas com aluzinco e garantem maior resistência à corrosão. Outra dica é sempre manter as superfícies secas e selar emendas, furos ou cantos, evitando infiltrações e umidade. Já em outros equipamentos, o recomendável é seguir cronogramas de lubrificação, aplicando óleos para reduzir atritos e desgastes.
O ideal é sempre seguir as recomendações do fabricante e ter uma rotina de cuidados e manutenção para cada material. A escolha do aço também faz toda a diferença na vida útil. Existem materiais que são mais resistentes à corrosão, como o aço galvanizado, aço inox ou Magnelis®.
Na Tévere, você encontra o material ideal para um projeto de qualidade, com resistência e vida útil prolongada. Seguindo boas práticas de limpeza, pintura, lubrificação e inspeção, é possível confiar na durabilidade e na segurança do aço.
Para mais informações, clique no banner abaixo e converse com a nossa equipe! Podemos te instruir em cada etapa do seu projeto.