Nos últimos dez anos, os desastres naturais, como tempestades, enchentes, enxurradas e alagamentos, atingiram 5.199 municípios brasileiros, o que representa 93% do número total. Mais de 4,2 milhões de pessoas tiveram que abandonar as suas próprias casas. Os dados são da Confederação Nacional de Municípios e podem ser ainda mais impressionantes quando consideramos este ano. Só em 2023, o estado do Rio Grande do Sul teve 446 decretos de desastres naturais.
A mudança do clima, a falta de planejamento nas cidades e as condições das construções estão por trás destes números grandiosos de pessoas que perderam suas casas e empresas que tiveram as suas sedes destruídas. A construção civil tem o desafio de minimizar esses impactos, oferecendo opções de materiais e técnicas que podem contribuir para cidades mais resistentes a esses efeitos das mudanças climáticas. Um dos materiais que podem ser utilizados nesta estratégia é o aço, uma opção versátil que, além de tornar as construções mais resistentes, também é 100% reciclável e funciona como uma solução sustentável, diminuindo os impactos negativos da indústria da construção civil.
O aço galvanizado, ou seja, que passou por um processo de aplicação de zinco para evitar a corrosão, é uma excelente escolha, principalmente em projetos que estão mais expostos às enchentes e à umidade. O processo de galvanização torna o material mais resistente à corrosão, garantindo mais resistência e durabilidade. Atualmente, existem dois tipos de galvanização: a fogo e a frio. A galvanização a fogo é a mais comum e, neste processo, a peça recebe um banho de zinco fundido. A galvanização a frio acontece por meio de spray aerossol ou através da eletrólise.
Os benefícios da galvanização são diversos: além de proteger o aço, deixam-o muito mais durável, pois ajudam a conservar as características originais. O processo de galvanização também oferece mais segurança ao ambiente, já que ajuda a evitar acidentes.
Na Tévere, você encontra os materiais certos para o seu projeto. Para saber mais sobre o processo de galvanização, clique no banner abaixo e entre em contato com a nossa equipe: