Estruturas de shows com aço: opção prática e sustentável para grandes eventos
Desde 2022, quando o Brasil retomou a agenda de grandes eventos, o país passou a receber uma série de shows e espetáculos, movimentando toda uma indústria após um longo período de pandemia. Além dos eventos nacionais, mais de 70 artistas internacionais passaram por aqui só neste ano. Entre shows solo e festivais de música, milhares de pessoas foram a autódromos, estádios e centros esportivos para celebrar a música e a arte. Mas o desafio mesmo fica nos bastidores.
Para receber públicos tão grandes, a estrutura precisa atender a uma série de requisitos: em primeiro lugar, a segurança. Entre equipe de produção e público geral, muitas vezes um único show pode reunir mais de 100 mil pessoas. Essas estruturas também são, na maioria das vezes, provisórias. É preciso construí-las em poucas horas, garantindo a segurança e o funcionamento total daquele espaço durante todo o espetáculo, com equipamentos grandiosos e, muitas vezes, em locais abertos.
Um material muito utilizado quando falamos em estruturas de shows é o aço. Ele cumpre diversos requisitos de segurança, resistência, praticidade, leveza e de possibilidades para projetos arquitetônicos. No palco do festival The Town, que aconteceu em São Paulo, o palco principal, a tirolesa e outras estruturas foram construídos com aço 100% reciclado, parte dele já produzido através de um ciclo de renovação. Ou seja, além de o aço já ser um material 100% reciclável, a organização do festival procurou por materiais que já haviam passado por todo o processo de reciclagem.
Na edição de 2022 do Rock in Rio, evento que acontece a cada dois anos no Rio de Janeiro, foram quase 200 toneladas de aço. A escolha não é aleatória: a produção dos festivais realiza ações de sustentabilidade e utiliza o slogan “Por um mundo melhor”. As estruturas em aço, além de serem sustentáveis, garantem segurança, permitem explorar a criatividade nos projetos e podem ser montadas e desmontadas facilmente, evitando o desperdício de materiais e atrasos por fatores externos. Quando for a um show, observe bem: não só o palco é feito de aço, muitas vezes toda a sua estrutura tem a utilização do material, como em passarelas, camarins e até mesmo nos instrumentos musicais.