O aço é uma liga metálica formada por ferro e carbono, sendo também um dos materiais mais antigos utilizados pela humanidade. Por ser um material versátil, logo se descobriu a sua capacidade de ser reciclado. A reciclagem do aço é tão antiga quanto a sua utilização. O processo de reciclagem é prático, reduz impactos ambientais, e o metal ainda conserva as suas propriedades. As ligas metálicas são utilizadas em diversos tipos de materiais, sendo os principais deles o próprio aço, o aço inox, o bronze, o ouro e o latão.
O processo de reciclagem do aço é realizado de forma simples: Primeiramente as sucatas precisam ser separadas através da coleta seletiva de resíduos, separação manual ou eletromagnética. Em seguida, a sucata é prensada em fardos com o objetivo de facilitar e otimizar o transporte até as usinas siderúrgicas. Após chegar nas usinas, a sucata é submetida a elevadas temperaturas dentro dos fornos, até que atinja o seu ponto de fusão, chegando portanto ao seu estado líquido. O material em estado líquido pode ser moldado em diversos formatos como tarugos e placas metálicas para posterior conformação em forma de chapas, perfis e barras de aço, e ainda, nos processos de fundição, esse material já pode ser moldado diretamente no formato da peça desejado.
Diversas são as vantagens da reciclagem deste material, conheça alguma delas:
A capacidade completa de renovação do aço faz dele um material econômico. É possível que 100% do aço seja recuperado sem perder as suas qualidades originais. Dessa forma, o custo de material tende a abaixar. O Brasil é um país que está crescendo na reciclagem do aço e tende a acompanhar a tendência mundial que cada vez mais incentiva a reciclagem do aço.
Durante o processo de fabricação do aço, o alto-forno gera o ferro gusa e a escória. O ferro gusa vai ser misturado com outros materiais e formar o aço, enquanto a escória é formada por materiais considerados como impurezas nesse processo. Para a fabricação do aço, a escória não é utilizada. Entretanto, ela é aproveitada no setor de construção civil para pavimentação e como material base do cimento. Mesmo não fazendo parte diretamente do processo, a escória não é descartada.
A reciclagem do aço faz parte da economia circular. Esse conceito econômico se baseia no desenvolvimento sustentável a partir da redução, recuperação, reutilização e reciclagem de materiais. A diminuição do processo de fabricação do aço preserva os recursos naturais não renováveis e reduz a emissão de CO2 na atmosfera. O CO2 é um dos principais gases causadores do efeito estufa, além de ser nocivo para a saúde humana.
O processo de reciclagem, por ser simples e barato, é vantajoso para as indústrias, sustentável e contribui na geração de renda. Algumas organizações incentivam a coleta seletiva para que a quantidade de aço reciclado aumente.
Gostou deste conteúdo? Acompanhe nosso site e nossas redes sociais para mais conteúdos sobre o mercado do aço.